A Parafuseta


Fundação: 20/12/1995
Presidente: Apolo Monteiro Barros
Vice-Presidente: Valdir Brasil
Barracão:
Contatos: (91) 3267-1050/8140-9540

HISTÓRICO
A Associação Parafuseta da Caratateua surgiu da iniciativa de um grupo de amigos e amantes do carnaval. Foi em 20 de dezembro de 1995, com a finalidade de contribuir nas atividades culturais e sociais da Ilha de Caratateua e da cidade de Belém. Neste mesmo ano, desfilou no carnaval do bairro São João do Outeiro, extra-oficialmente.
Em 1998, com o enredo Meu Primeiro Carnaval, a Parafuseta levou muita alegria para a avenida. Em 1999, a Associação apresentou o enredo Maria Fumaça, Lembrança que o Tempo não Apaga, no qual obteve o 3º lugar.
Em 2000 apresentou o enredo Nos Quinhentos Anos do Brasil, Parafuseta Mostra a Tua Caratateua, obtendo mais uma vez o 3º lugar do concurso da Fumbel.
Em 2001 conseguiu o primeiro campeonato com o enredo Dois Mil e Uma Odisséia na Ilha! Parafuseta no Mundo da Lua.
Em 2002 com  A Chama da Vida, É um Grito de Alerta, a Parafuseta consegue conquistar o bi-campeonato.
A Parafuseta consagra-se tri-campeã do carnaval da ilha em 2003, com o enredo Furo do Maguari e Rio  Pará, Tributo à Mãe Natureza.
O tetra veio em 2004, apresentando o tema Aonde tem Fumaça, Tem Fogo, Aonde Tem Samba, Tem Dino.
Em 2005 a Parafuseta traz para a avenida o enredo Itaiteua, de Preferência o Amor, falando do querido bairro, seu domicílio.
Em 2007, com o enredo Caratateua, Poesia e Carnaval, a Parafuseta conquistou mias um título, consagrando-se Penta Campeã do carnaval de Outeiro
A Parafuseta também mantém como Iniciativa cultural o Boi Misterioso, que vem se apresentando na quadra junina da cidade de Belém e da Ilha de Caratateua.
Em novembro de 2004 a Parafuseta recebeu em sessão solene da Câmara de Vereadores o título de Patrimônio Cultural da Cidade de Belém, assim como a medalha de honra ao mérito cultural Mestre Verequete.